Escola Associativa

Em 2018 com grande alegria iniciamos o Ensino Fundamental na Escola Querubim, começamos com uma turma de primeiro ano. Para que isso fosse possível, foi feito um trabalho de três anos, por atores diversos e que deu origem à Associação SerAfins e posteriormente ao nascimento do Ensino Fundamental.

A gestão Associativa funciona em parceria com a gestão da Escola Querubim na forma de um convênio firmado entre a Associação SerAfins e a Escola Querubim empresa.

Ao pagarem a mensalidade os pais estão cientes de que a renda é direcionada para ambas gestões, contribuindo para que possamos cumprir um orçamento que vai do pagamento dos professores às despesas fixas da escola, sendo que o objetivo não é gerar lucro.

Em 2019 abriremos mais uma turma de primeiro ano e com mais um filho nascendo, o sentido de família se ampliará e novos desafios virão para consolidarmos a ideia da Escola Associativa. Muito trabalho pela frente, aprendizado de pais e filhos em uma nova etapa.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DA ESCOLA QUERUBIM

faixa vermelha.png

A OSC (organização da Sociedade Civil) que se denomina ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DA ESCOLA QUERUBIM- SERAFINS foi fundada em outubro de 2016. Ela tem por objetivo a promoção de atividades de relevância pública e social, com vistas à educação, em consonância com a LDB e o ECA, com atividades baseadas na Pedagogia Waldorf, fundamentada na Antroposofia de Rudolf Steiner.

A SerAfins, nasce para apoiar a Escola Querubim do Ensino infantil ao Ensino fundamental. Solidificar a iniciativa de forma a manter o coração da escola pulsando com alegria e acompanhando os desafios de crescer saudável e sustentavelmente.

A comunidade é chamada para participar e gerir as tarefas que mantêm o funcionamento da instituição. É fundamental o trabalho ativo da Comunidade, pais, professores e amigos da escola, podendo escolher se associar ou apoiando de forma ativa nas diversas frentes de trabalho.

Se responsabilizar com o cuidado com a estrutura física, as atividades festivas, formas variadas para arrecadação de recursos, cuidar da horta ou até mesmo fazer a contabilidade da associação.

Atualmente a SerAfins se organiza da seguinte forma:

Grupo gestor

De forma orgânica esse grupo foi sendo formado por pais que pertencem à Diretoria da Associação e pela Coordenação pedagógica e administrativa da Escola Querubim. O grupo se reúne semanalmente para conversar e discutir questões relativas ao Ensino Infantil e à Escola Associativa.

Grupos de Trabalho

Os GTs realizam a parte prática da Gestão da Escola Associativa.

Constituem braços importantes da Associação SerAfins e se reportam diretamente ao Grupo Gestor e à Assembleia Geral quando os processos e ações definidos demandam ampla avaliação.

Em geral são compostos por Associados. Atualmente, são estas as frentes abertas de Grupo de trabalho:

GT Comunicação/Jornal da Associação

GT Captação de Recursos

GT Projeto Social/Complementação Artística

GT Sede da Escola Associativa

Comissões de trabalho

As Comissões de Trabalho cuidam de aspectos mais práticos da Escola.

São os espaços onde pais, professores e associados se encontram para pensar e trabalhar em necessidades concretas da escola.

Comissão de artesanato:

Responsável por organizar, produzir e mobilizar a comunidade para a realização de trabalhos manuais diversos. Reuniões semanais na escola e eventualmente itinerantes na casa dos participantes.

Comissão de infraestrutura:

Responsável pelo cuidado, planejamento e construção do espaço interno e externo da escola, atendendo as necessidades pedagógicas e o do uso coletivo do espaço.

Comissão de festas:

Responsável por organizar, produzir, e mobilizar a comunidade para a realização das Festas constantes do Calendário da escola.

A Escola Querubim, enquanto Escola Associativa precisa da interação entre pais e mães junto à gestão escolar.
Se você gostaria de participar de forma mais ativa, seja se associando à SerAfins ou em Comissões de Trabalho, entre em contato conosco através de e-mail
ou pela caixa de mensagens abaixo!

Obrigado! Mensagem enviada.